Durante a operação “Natal Seguro”, realizada entre 2 e 16 de dezembro, 6,1 mil produtos natalinos foram apreendidos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), e uma marca de panetone foi reprovada. O balanço foi divulgado em 18 de dezembro e a ação, promovida pelo Inmetro em todo o país, teve como objetivo garantir a qualidade e segurança dos produtos natalinos comercializados.
Ao todo, 18,2 mil itens, incluindo luminárias, brinquedos e alimentos típicos, foram fiscalizados. Dos produtos investidos, 6,1 mil garantias e brinquedos foram retirados de circulação por irregularidades, como plugues fora do padrão ou ausência de certificação do Inmetro.
No segmento de alimentos pré-medidos, como panetones e frutas cristalizadas, 2,2 mil itens foram submetidos a testes laboratoriais. Uma marca de panetone e outra de frutas cristalizadas foram autuadas por apresentarem peso inferior ao declarado, prejudicando o consumidor.
Além das apreensões, 137 estabelecimentos foram fiscalizados e 18 notificações emitidas para comercializar produtos em desacordo com as normas. As empresas notificadas terão dez dias para apresentar defesa, sob pena de multa que pode atingir R$ 1,5 milhão.
O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, destacou a importância de adquirir produtos certificados e dentro das especificações de segurança. O consumidor foi orientado a verificar a presença do selo do Inmetro e outras informações essenciais na embalagem para evitar riscos, como incêndios causados por leis fora do padrão.
Dúvidas ou denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do Ipem-AM pelos canais de atendimento disponíveis, como telefone, WhatsApp e site oficial.