O Campeonato Brasileiro Regional de Judô Sub-13 ao Sênior será realizado neste fim de semana (29 e 30 de março) na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus. Organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em parceria com a Federação Amazonense (Fejama), o evento reúne 509 atletas dos estados da Região I: Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí e Roraima. A competição, apoiada pelo Governo do Amazonas e pela Samel Planos Saúde, visa revelar novos talentos e consolidar o desenvolvimento esportivo na região.
A abertura oficial ocorrerá às 8h30 de sábado, seguida pelos combates da categoria Cadete às 9h. Posteriormente, às 11h30, os judocas Sub-13 entrarão no tatame, enquanto os Sênior iniciarão suas disputas às 14h. No domingo, as atenções se voltarão para as classes Sub-15 (9h) e Júnior (12h). Paralelamente, outros quatro regionais serão disputados em Aracaju (SE), Simões Filho (BA), Ji-Paraná (RO) e Canoas (RS), totalizando mais de 3 mil competidores em todo o país.
De acordo com Paulo Wanderley Teixeira, presidente da CBJ, os regionais são fundamentais para impulsionar a carreira de jovens atletas. “Essas competições são tratadas com prioridade, pois abrem portas para o cenário nacional e internacional”, destacou.
O Amazonas, anfitrião do evento, lidera o número de inscritos, com 129 representantes, e tem grandes chances de dominar o pódio. As delegações dos demais estados incluem Piauí (99), Maranhão (97), Pará (91), Amapá (72) e Roraima (21). O torneio também marca a despedida do Sensei David Azevedo da presidência da Fejama, que garantiu estrutura técnica e administrativa impecável para o evento.