Manaus recebe o ministro Jader Filho para a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida

Nesta segunda-feira (5/5), o ministro das Cidades, Jader Filho, acompanhado pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), veio a Manaus, onde vistoriou as obras do Residencial Parque das Tribos, parte do programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a entrega de 576 apartamentos até setembro. A capital do Amazonas vive um marco histórico com a retomada do projeto habitacional, que garantirá dignidade à população por meio de 5 mil novas unidades habitacionais. As obras, paralisadas desde 2014, foram retomadas com investimentos federais e municipais.

Desafios e Soluções para o Déficit Habitacional

Além disso, o ministro reforçou o compromisso com o investimento em moradia digna, destacando a parceria com a prefeitura, representada pelo prefeito David Almeida e pelo secretário de Habitação, Jesus Alves. Dessa forma, famílias que vivem em áreas de risco, como margens de igarapés, serão realocadas para conjuntos modernos, como o do Parque das Tribos, primeiro bairro indígena urbano no Amazonas.

Foto: Redação Portal Furação

Expansão para o Interior e Geração de Empregos

Durante a visita, Jader Filho afirmou: “Essas unidades não são apenas construções, mas símbolos de inclusão”. Enquanto isso, em Presidente Figueiredo, o ministro entregou 400 casas do Residencial Vale das Nascentes, que o governo federal construiu com o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O ministro reconheceu críticas sobre o déficit habitacional na região, mas ressaltou que a prioridade é “acelerar soluções”.

Inclusão Social e Compromisso Futuro

No entanto, desafios persistem: o déficit habitacional na capital ainda é o maior do país, segundo dados da Fundação João Pinheiro. Mesmo assim, a expectativa é que, até 2026, o Amazonas receba mais 10 mil unidades, incluindo projetos sustentáveis para prevenir alagamentos.

Por fim, as entregas marcadas para o segundo semestre de 2025 simbolizam a esperança de milhares de famílias. Enquanto as chaves das primeiras casas são distribuídas, líderes indígenas e autoridades celebram um avanço que transcende tijolos: é a reconstrução de vidas.

Por Gustavo Costa, sob supervisão de Lauane Cristine.

©FURACÃO DE NOTÍCIAS – Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile