sexta-feira, dezembro 20, 2024
Webfuracão
Logo Webfuracão

Imposto Seletivo: Veículos, Loterias, Álcool e Cigarros Serão Mais Tributados

Mais Lidas

A criação do Imposto Seletivo (IS), prevista na reforma tributária aprovada pelo Senado em 12 de dezembro de 2024, visa aumentar a tributação sobre produtos específicos à saúde e ao meio ambiente. Conhecido popularmente como “imposto do pecado”, o IS tem como objetivo desestimular o consumo desses bens, com um impacto direto em itens como veículos, loterias, álcool e cigarros.

O Imposto Seletivo será aplicado de forma adicional à alíquota padrão de 26,5% sobre bens e serviços constituídos pela reforma. A cobrança ocorrerá uma única vez sobre o produto ou serviço, sem possibilidade de aproveitamento de créditos para operações anteriores ou posteriores. Os produtos destinados à exportação serão isentos dessa tributação.

Ainda não foram definidas como alíquotas exatas do IS, que serão determinadas posteriormente por meio de leis ordinárias específicas. Embora a proposta inicial do senador Eduardo Braga (MDB-AM) sugerisse a inclusão de bebidas açucaradas, armas e munições na lista de itens tributados, essas categorias foram removidas durante a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A medida busca, além de gerar uma fonte de receita extra para o governo, fomentar mudanças nos hábitos de consumo, ao tornar produtos mais caros e menos acessíveis. A reforma agora segue para a Câmara dos Deputados para nova análise e possíveis ajustes, antes de ser sancionada.

- Gito Certificadora -spot_imgspot_img
- Furacão TV -spot_imgspot_img
Últimas Notícias

Haddad estima perdas em torno de R$ 1 bi com mudanças em pacote

As mudanças do Congresso no pacote de corte de gastos farão o governo deixar de economizar cerca de R$...
- Campanha -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- E&G Climatização -spot_imgspot_img