A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial General Rodrigo Otávio, localizado no bairro Japiim, zona sul de Manaus, foi repassada à administração municipal pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O repasse foi realizado através da concessionária Águas de Manaus. A obra foi construída pelo Governo do Estado por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que também implementou diversas melhorias na infraestrutura da capital.
A formalização do Termo de Repasse ocorreu na última quarta-feira (11/12) e contou com a assinatura do secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, do diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas, e do diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Manaus (Ageman), Elson Ferreira.
O Residencial General Rodrigo Otávio, inaugurado em abril de 2023, é composto por 32 apartamentos destinados a moradores de áreas de risco de alagamento, localizadas nas comunidades da Sharp (zona leste) e Manaus 2000 (zona sul). A ETE será conectada à rede de esgotamento sanitário da Águas de Manaus e, no futuro, estará interligada à Estação de Tratamento de Esgoto Raiz, que beneficiará mais de 220 mil pessoas em áreas atendidas pelo Prosamin II.
De acordo com Marcellus Campêlo, o Governo do Estado tem investido no avanço do saneamento básico, com foco na universalização dos serviços e na melhoria da qualidade de vida da população. O Prosamin já implantou mais de 180 quilômetros de rede de esgoto, construiu estações elevatórias, regularizou o abastecimento de água para 5,8 mil famílias e conectou 4 mil residências à rede de esgoto. O Prosamin+ dará continuidade a essas ações, executando mais 60 quilômetros de rede de esgoto e incluindo 1 mil novas famílias no sistema de água potável.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira, enfatizou que o apoio do Governo do Estado é essencial para o avanço da universalização do saneamento básico na cidade e para o cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a cobertura de 99% de abastecimento de água potável e 90% de tratamento de esgoto até 2033.