Foi esclarecido pelo Governo do Amazonas que as visitas e monitoramento aos beneficiários do Auxílio Estadual fazem parte do cronograma normal do programa, sem implicar no cancelamento dos benefícios. Mutirões estão sendo organizados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) em locais estratégicos, permitindo que beneficiários que perderam as visitas domiciliares possam participar. Na próxima semana, a Comunidade Santa Inês, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital, será atendida.
De acordo com a Seas, é recomendado que os beneficiários acompanhem as informações do Auxílio Estadual e das visitas domiciliares do Psico+Social apenas pelos canais oficiais, para evitar desinformações. A secretária Kely Patrícia enfatiza a importância da comunicação segura para garantir que a assistência atenda a quem realmente necessita.
Durante o monitoramento, os colaboradores realizam visitas domiciliares e aplicam questionários socioeconômicos, levantando informações sobre as condições de vida dos beneficiários e identificando outras necessidades, como a emissão de documentos e a inscrição em programas complementares.
Além dos mutirões, o atendimento é também oferecido nos PACs de Manaus e do interior do estado, das 8h às 17h. Esses postos funcionam sem necessidade de agendamento prévio, recebendo especificamente beneficiários que perderam as visitas do programa Psico+Social. Os PACs também esclarecem dúvidas sobre solicitação de segunda via de cartões, desbloqueio, consulta de saldo e atualização de dados de contato.