Em alusão ao Novembro Azul, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata estão sendo destacados pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Este mês, os homens estão sendo alertados para a importância dos cuidados com a saúde masculina, por meio de ações conduzidas pela FCecon e com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Estima-se que 570 novos casos de câncer de próstata surjam no Amazonas em 2024, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A campanha, intitulada “#Saúde também é papo de homem”, é voltada para a conscientização do público masculino sobre a prevenção e os sintomas do câncer de próstata, reforçando a necessidade de exames anuais.
Entre as atividades promovidas, está uma palestra programada para o dia 11, às 11h, voltada aos servidores da FCecon. Durante o evento, o médico urologista Giuseppe Figliuollo abordará os sinais do câncer de próstata, enquanto o psicólogo Marcelo Bentes focará no bem-estar emocional.
O diagnóstico precoce é essencial, pois, conforme ressaltado por especialistas, aumenta as chances de cura para cerca de 90% dos casos. Recomenda-se que o rastreamento inicie aos 50 anos de idade, ou aos 45 para homens com histórico familiar da doença. Esse rastreio pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) por meio do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) ou do toque retal.
Além disso, hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e o controle do peso, são incentivados para a prevenção das formas mais agressivas do câncer de próstata. Evitar produtos químicos industriais também é um fator de proteção importante, contribuindo para a saúde masculina e para a diminuição dos casos.