O Uber vai lançar, no início de 2025, um assistente de inteligência artificial (IA) para motoristas nos Estados Unidos, com o objetivo de facilitar o uso de veículos elétricos na plataforma. Alimentado pelo modelo GPT-4o da OpenAI, o chatbot responderá a perguntas sobre este tipo de veículo, como melhores locais para carregamento e qual modelo adquirir, segundo anúncio feito durante o evento Go-Get, em Londres.
Os motoristas poderão acessar o assistente diretamente na tela inicial do aplicativo Uber Driver. A ferramenta será continuamente atualizada com novas informações e oferecerá respostas personalizadas baseadas nas necessidades do motorista, na cidade onde reside e nos incentivos governamentais disponíveis.
Além de responder a perguntas enviadas por texto, a Uber revelou que o chatbot também será capaz de responder de forma audível. A expectativa é que o assistente possa, no futuro, abranger mais funcionalidades além de tópicos relacionados a elétricos.
Ainda não foi informado em quais idiomas o assistente estará disponível. Detalhes sobre as línguas suportadas devem ser revelados perto do lançamento oficial. Atualmente, a OpenAI afirma que o modelo GPT-4o é capaz de funcionar em mais de 50 idiomas.
Uber Green e novas funcionalidades
-
O assistente de IA faz parte de uma série de iniciativas focadas em veículos elétricos e sustentabilidade anunciadas no Go-Get.
-
Entre elas, o Uber Green, que já permite que passageiros escolham entre veículos híbridos ou elétricos em mais de 180 mercados, passará a contar com uma opção exclusivamente de elétricos em 40 cidades.
-
As primeiras cidades a receberem essa nova funcionalidade incluem Nova York, Los Angeles, Filadélfia, São Francisco, Las Vegas, Paris e Auckland.
-
Além disso, os passageiros poderão configurar o aplicativo para serem combinados apenas com motoristas de veículos elétricos, quando houver um disponível na região.
Programa de mentoria e incentivos
A Uber também anunciou um “programa de mentoria de veículos elétricos”, que permitirá que motoristas altamente avaliados e com experiência em veículos elétricos ganhem recompensas em dinheiro ao atuarem como mentores para colegas que desejam aprender mais sobre o uso de elétricos.