Foi iniciado pelo Governo do Amazonas, nesta terça-feira (1º/10), o sistema de entrega descentralizada de fraldas aos pacientes da Atenção Básica. A ação é realizada em quatro policlínicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), localizadas nas quatro zonas de Manaus. Mais de cinco mil pacientes estão sendo beneficiados com a iniciativa.
As fraldas são disponibilizadas com o objetivo de facilitar o acesso aos cidadãos, que agora podem retirar o material na unidade de saúde mais próxima de suas residências, conforme explicou a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud.
Daiana Matos, dona de casa, destacou que a mudança facilitou o serviço, especialmente porque mora na zona leste e agora pode buscar as fraldas para o filho na Policlínica Zeno Lanzini. Ela contou que recebe fraldas há cinco anos para o filho, que tem hidrocefalia, e que a Secretaria de Saúde a notificou pelo aplicativo de mensagens sobre o novo local de retirada.
De acordo com a secretária Nayara Maksoud, a descentralização faz parte de uma estratégia de gestão voltada para aprimorar o fluxo de entregas desses materiais. Os pacientes que recebem fraldas, nutrição e outros insumos continuam sendo atendidos na Central de Medicamentos do Amazonas, enquanto aqueles que precisam apenas de fraldas são notificados via aplicativo sobre o novo local e horário de atendimento.
Rita Meire, que cuida de seu pai acamado, elogiou a mudança, destacando a proximidade do novo ponto de retirada com sua casa. Para ela, o atendimento foi excelente e trouxe uma grande melhoria ao serviço.