quinta-feira, dezembro 19, 2024
Webfuracão
Logo Webfuracão

Saúde alerta para vigilância intensificada no combate à dengue, zika e chikungunya no Amazonas

Mais Lidas

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), emitiu um alerta epidemiológico nesta quinta-feira, 10 de outubro, reforçando a necessidade de intensificar a vigilância contra as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, incluindo dengue, zika e chikungunya. O objetivo é aumentar o monitoramento com a chegada do período sazonal no estado, prevenindo a disseminação dessas doenças.

O alerta foi divulgado após a identificação de um caso de dengue causado pelo sorotipo 3 do vírus, que não era registrado no Amazonas desde 2009. A detecção foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz Amazônia). O paciente, residente de Manaus, apresentou sintomas como febre, dor de cabeça, dores nas articulações e erupções cutâneas. Após diagnóstico molecular realizado no dia 9 de outubro, o paciente recebeu alta médica e segue estável, sob monitoramento.

A recomendação inclui a ampliação da rede de vigilância no Sistema Único de Saúde (SUS) e o reforço na notificação e coleta de amostras de pacientes suspeitos de arboviroses, com a realização de exames de RT-PCR e sorologia. Além disso, a FVS-RCP destaca a importância da educação continuada em saúde, visando a prevenção e o controle das arboviroses. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta a responsabilidade coletiva na eliminação de criadouros do Aedes aegypti, alertando para o aumento do risco de dengue grave em pessoas infectadas por diferentes sorotipos.

No estado, o monitoramento das arboviroses é realizado por meio do Plano de Preparação, Vigilância e Resposta, com a distribuição de equipamentos e suporte técnico aos municípios para enfrentamento dessas doenças.

- Gito Certificadora -spot_imgspot_img
- Furacão TV -spot_imgspot_img
Últimas Notícias

Mulher leva flores de enterro à casa de Lula e chama policial de ‘macaco’; veja o vídeo

Maria Cristina de Lurdes Rocha, de 77 anos, se dirigiu até a casa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),...
- Campanha -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- E&G Climatização -spot_imgspot_img