Parintins, AM – Em um marco importante para o desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo no interior do Amazonas, a cidade de Parintins ganhou na última semana (31/10/2024) a Ilha.Tech, a primeira comunidade de inovação da região. O projeto, que promete impulsionar o ecossistema de startups e tecnologias, foi inspirado em modelos de sucesso como o Jaraqui Valley, de Manaus, e conta com a participação de um dos membros fundadores da comunidade da capital.
O lançamento inauguração contou com a presença de autoridades locais, empresários e representantes do setor tecnológico, além de investidores interessados em conhecer o potencial da nova comunidade. “A criação da Ilha.Tech é uma oportunidade única para transformar Parintins em um polo de inovação no interior do estado. Nossa intenção é fomentar um ambiente colaborativo, onde ideias podem se transformar em negócios que beneficiem a cidade e a região”, afirmou Marcelino Macêdo co-fundador da Jaraqui Valley, que agora se junta ao projeto da Ilha.Tech.
A Ilha.Tech foi idealizada para conectar empresas de tecnologia, startups e estudantes, com o objetivo de criar uma rede de inovação que vá além das fronteiras de Parintins. Com espaços dedicados para workshops, mentorias e eventos de networking, a comunidade oferece as condições ideais para que novas ideias possam florescer e gerar resultados concretos, estimulando a economia local e gerando novas oportunidades de emprego e renda.
A criação da Ilha.Tech visa também ajudar a descentralizar o acesso à inovação no estado, tornando o interior do Amazonas mais competitivo no cenário nacional e internacional. A cidade de Parintins, que já é um ponto de referência cultural no Amazonas, agora se firma como um centro de inovação e tecnologia.
O projeto contará com apoio de diversas instituições educacionais como a Universidade Nilton Lins que por meio de sua incubadora inBiota foi a primeira a realizar um evento de inovação na cidade dando o ponta pé inicial da comunidade assim como o IFAM Parintins a quem abrigou e contribuiu para tal marco. Além de contar com a parceria de empresas do setor de tecnologia que têm interesse em expandir suas operações para o interior do estado. “É um passo essencial para o futuro da tecnologia no Amazonas. Parintins, com sua riqueza cultural e agora com a Ilha.Tech, tem tudo para se tornar um novo hub de inovação”, conclui um dos investidores do projeto Helio Souza (CEO do Rota Master) um aplicativo de mobilidade como você nunca viu Para o taxista/motorista: a possibilidade de manter o carro sempre cheio nos períodos mais ociosos. Para o passageiro: a comodidade de um carro compartilhado pegando você na porta da sua casa.
Com o lançamento da Ilha.Tech, Parintins se coloca à frente no processo de transformação digital e abre portas para um futuro mais próspero, onde a inovação e a tecnologia estarão ao alcance de todos no interior do Amazonas.
Se você gosta de inovação e quer se aproximar dos atores da comunidade ficou muito fácil, participe do Grupo no WhatsApp e faça parte da construção dessa história além de ficar por dentro de tudo que acontece no cenário local.