O pagamento do Auxílio Estadual permanente foi autorizado pelo governador Wilson Lima para ser antecipado para o dia 31 de outubro. O benefício, que é direcionado a mais de 300 mil famílias em vulnerabilidade no estado do Amazonas, havia sido anunciado no mês passado pelo Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos como uma medida para reduzir os impactos da seca que afeta a região.
Segundo o governador, muitas famílias ainda sofrem com o baixo nível dos rios, enfrentando dificuldades para ter acesso à água potável e alimentos. Com isso, o Auxílio Estadual foi destacado como um apoio essencial às famílias carentes. Em função dessa situação, a antecipação do pagamento foi justificada.
Desde o mês passado, o cronograma de pagamentos foi alterado, iniciando com a antecipação do valor de R$ 150, que seria pago no dia 20 de outubro, para o dia 30 de setembro. Da mesma forma, o pagamento de novembro, inicialmente previsto para o dia 20, foi antecipado para 31 de outubro.
A antecipação vai resultar na injeção de R$ 45 milhões na economia do Amazonas.
O Auxílio Estadual, considerado o maior programa de transferência de renda da história do estado, foi criado em 2021, por meio da Lei nº 5.665, com o objetivo de combater o ciclo de pobreza e melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade. O programa é coordenado pela Seas e beneficia 300 mil famílias, sendo 158 mil na capital e 142 mil no interior do estado.