A Câmara dos Deputados promoveu um reconhecimento inédito ao trabalho das mulheres na segurança pública. Durante o evento “Mulheres que Protegem – Reconhecimento e Valorização”, que contou com a participação da deputada Sonize Santos (PL/AP), reuniram-se profissionais de diversas áreas policiais. Entre elas, policiais civis, militares, federais, rodoviárias, penais, peritas, bombeiras, guardas municipais e servidoras administrativas receberam homenagem por sua atuação essencial.
PEC 24/24 em pauta
Na ocasião, a diretora da Fenapef, Karin Peiter, apresentou a PEC 24/24, que propõe eliminar a idade mínima para aposentadoria de policiais admitidos após novembro de 2019. Como coautora da proposta, a deputada Sonize ressaltou seu compromisso com a categoria e declarou: “Lugar de mulher é onde ela quiser!”.
Um encontro pela equidade
Além disso, o evento marcou a importância do papel feminino em um setor historicamente masculinizado. Dessa forma, tornou-se pioneiro ao reforçar a necessidade de políticas públicas que garantam condições justas de trabalho e reconhecimento.
Por que esse evento importa?
Primeiramente, destaca-se a visibilidade dada às profissionais da linha de frente;
Em segundo lugar, amplia-se o debate sobre direitos trabalhistas específicos;
Por fim, inspira-se novas gerações de mulheres a ocuparem esses espaços.
Nota-se, portanto, que a iniciativa consolida-se como um marco para a valorização feminina na segurança pública.