terça-feira, abril 1, 2025
Webfuracão
Logo Webfuracão

Hospitais do Amazonas são selecionados para projeto nacional que visa reduzir infecções em UTIs

Mais Lidas

Três hospitais administrados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) foram selecionados para fazer parte do projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A Maternidade Balbina Mestrinho, o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) e o Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Oeste foram escolhidos para integrar o projeto no triênio 2024/2026. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), tem o objetivo de reduzir as principais infecções associadas à assistência à saúde em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais brasileiros.

Foto:: Evandro Seixas / SES-AM

O impacto econômico gerado pelo projeto foi ressaltado pela secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ao apontar que a otimização dos recursos públicos e a segurança do paciente são reforçadas, uma vez que o trabalho em UTIs é invasivo e envolve altos custos. Segundo dados do MS, nos últimos dois triênios, mais de 15 mil infecções foram evitadas, com 5,5 mil vidas salvas, resultando na economia de R$ 791 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto foi desenvolvido de forma colaborativa, com a participação de hospitais que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), além de equipes técnicas da coordenação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Unidades de saúde de excelência, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Albert Einstein, Sírio-Libanês e outros, estão entre as instituições envolvidas.

Uma equipe técnica das entidades participantes esteve em Manaus para realizar visitas às unidades selecionadas, analisando os processos e conversando com os profissionais que trabalham na implementação das ações. Essas visitas foram realizadas na Maternidade Balbina Mestrinho, no Instituto de Saúde da Criança e no HPSC Zona Oeste. A diretora da Maternidade, Rafaela Faria, destacou que as ações propostas pelo projeto contribuirão para o aperfeiçoamento dos processos já estabelecidos.

Foto:: Evandro Seixas / SES-AM

Além dessas três unidades, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), também em Manaus, foi selecionado para participar do projeto.

O projeto “Saúde em Nossas Mãos” almeja, em médio prazo, a redução das infecções hospitalares em UTIs, assim como a disseminação do modelo de melhoria para outras instituições de saúde. A longo prazo, busca-se promover uma mudança na cultura hospitalar relacionada à segurança do paciente.

- Gito Certificadora -spot_imgspot_img
- Furacão TV -spot_imgspot_img
Últimas Notícias

Período para isenção Enem 2025: inscrições começam em abril

O período para isenção Enem 2025 foi oficializado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre 14 e...
- Campanha -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- E&G Climatização -spot_imgspot_img