Gripe aviária: consumo de carne e ovos não transmite a doença para humanos, explicam especialistas

Com o aumento de casos de gripe aviária em aves comerciais, muitas dúvidas surgem sobre os riscos para a saúde humana. No entanto, autoridades sanitárias garantem que a segurança alimentar garantida permanece intacta, já que o vírus não é transmitido pelo consumo de carne de frango ou ovos adequadamente preparados. De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa), o risco de infecção em humanos pelo vírus da influenza aviária é considerado baixo e restrito a situações específicas.

A transmissão para humanos ocorre principalmente por contato direto com aves infectadas – vivas ou mortas – ou ambientes contaminados, como mercados de aves vivas. Alguns casos raros foram associados ao consumo de pratos com sangue contaminado ou exposição a secreções de aves doentes. No entanto, o Mapa reforça que a segurança alimentar garantida é mantida através de rigorosos protocolos de inspeção. “Produtos avícolas inspecionados são seguros para consumo”, afirma o órgão.

Leia também: Brasil confirma primeiro surto de gripe aviária em granja comercial no RS

A Embrapa explica que nem todos os subtipos do vírus podem infectar humanos. Entre os que possuem essa capacidade estão H5N1, H7N9 e H9N2, mas mesmo esses exigem contato direto com animais doentes. O processamento adequado de carnes e ovos – incluindo cozimento acima de 70°C – elimina qualquer risco residual. Além disso, o Brasil mantém medidas preventivas, como monitoramento constante de granjas e barreiras sanitárias.

Embora a vigilância epidemiológica seja intensificada durante surtos, especialistas afirmam que não há motivo para pânico. A população pode continuar consumindo produtos avícolas normalmente, desde que siga as recomendações básicas de higiene e preparo dos alimentos. A indústria brasileira segue os mais altos padrões de biossegurança, garantindo que a cadeia produtiva permaneça segura.

©FURACÃO DE NOTÍCIAS – Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress