Foi realizada uma ampla fiscalização pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ao longo dos primeiros dez meses de 2024, com a abordagem de mais de 36 mil veículos nas vias do estado. Entre janeiro e outubro, as operações resultaram na fiscalização de cerca de 16.890 automóveis e 19.880 motocicletas. Destes, 7.600 veículos foram autuados, e 2.200 removidos das ruas.
Operação
Durante as operações, as infrações mais recorrentes detectadas incluem conduzir sem equipamentos obrigatórios, exceder a lotação permitida, avançar sinal vermelho, realizar retorno por sobre canteiros, dirigir sem habilitação, conduzir sob efeito de álcool ou recusar o teste de alcoolemia, circular na contramão e conduzir sem capacete. A fiscalização tem como objetivo central a preservação de vidas e a garantia de segurança nas vias, tanto para motoristas quanto para pedestres, de acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan.
Operações específicas, como a “Carga Pesada” – destinada à fiscalização de veículos de grande porte – e a “Operação Rolezinho”, focada em infrações dos artigos 244 e 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), também foram executadas, além de iniciativas como a “Operação Descarga Livre” e operações especiais para o Carnaval e o Festival de Parintins.
Segundo Arthur Cruz, coordenador-geral da fiscalização de trânsito, o trabalho será mantido com rigor, tendo como foco a instrução e segurança dos condutores. Com o auxílio de um setor de inteligência e mapeamento, o Detran-AM tem recebido suporte de outras forças de segurança, como a Polícia Civil do Amazonas, BPTRAN-AM, CPA, Cicom, Rocam e Força Tática da PM-AM.