Em Manaus, a comunidade esportiva celebrou a revitalização e modernização do Estádio Carlos Zamith, oficialmente reinaugurado neste sábado (24/05) pelo governador Wilson Lima, na zona leste da capital amazonense. A reforma contemplou melhorias significativas na infraestrutura, como a implantação de um sistema de iluminação de LED, que proporcionará mais qualidade e segurança para jogos e treinamentos.
O espaço, tradicionalmente palco de partidas importantes como as da Série B do Campeonato Brasileiro e da Série B do Amazonense, também abriga projetos sociais relevantes como o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e o Funcional Por Toda Parte, ambos coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
O jovem atleta do Pelci, Joelbeson Marinho, de 15 anos, ressaltou a importância da modernização do estádio: “É muito confortável, é muito bom estar em campos de qualidade. A estrutura melhorada facilita o desempenho nos treinos, aulas e competições”, comentou.
A dona de casa Jocenilda Costa, mãe de um participante do Pelci e integrante do projeto Funcional Por Toda Parte, também reconheceu os benefícios da obra: “Está maravilhoso, bonito. Para o meu filho, isso é grandioso. E para mim também, que faço parte do funcional. Parabéns, governador. Sou muito grata pelo que está sendo feito pela comunidade”, expressou.
O titular da Sedel, Jorge Oliveira, enfatizou que a intervenção reforça o compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento do esporte, tanto no alto rendimento quanto em ações sociais: “O governador Wilson Lima tem mostrado comprometimento com o esporte amazonense, promovendo a revitalização das estruturas esportivas não só aqui, mas também em várias comunidades de Manaus”, declarou.
As obras envolveram a instalação de uma nova subestação de energia e de um gerador próprio, evitando eventuais falhas no fornecimento elétrico. O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, destacou que o Estádio Carlos Zamith agora atinge um padrão superior, apto a receber partidas de destaque no cenário nacional e internacional. “Agora podemos iluminar o estádio com energia gerada internamente, dentro dos padrões exigidos pela Conmebol e FIFA”, frisou.
Outras melhorias incluem a ampliação e modernização das cabines de imprensa, dos bancos de reservas, da cabine de arbitragem, além de intervenções na arquibancada A, na rede elétrica, nos sistemas de segurança e na sinalização do estacionamento.
A revitalização do Estádio Carlos Zamith reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento humano e promoção da qualidade de vida na capital do Amazonas.