Na zona norte de Manaus, foram realizados 329 exames entre mamografias, ultrassonografias e tomografias pelas carretas de saúde e de tomografia, unidades móveis disponibilizadas pelo Governo do Amazonas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), sob a gestão da secretária Nayara Maksoud, coordena o serviço, que continuará em funcionamento até 8 de novembro, nos dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
As carretas foram estrategicamente estacionadas no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, na rua Santa Marta, na comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova, e na Maternidade Azilda da Silva Marreiro, na avenida Samaúma, bairro Cidade Nova. A medida foi pensada pelo governador Wilson Lima para aproximar os serviços de saúde dos moradores dessas áreas, promovendo maior acessibilidade.
Nos cinco primeiros dias de atendimento, entre 21 e 25 de outubro, a demanda nas carretas resultou em 311 exames de mamografia e ultrassonografia, além de 18 exames de tomografia. O objetivo é que as três unidades móveis, juntas, alcancem a marca de 4.590 exames até o fim da mobilização.
Nas carretas, além de mamografias, são oferecidos exames de ultrassonografia variados, incluindo abdômen total e superior, tireoide, próstata, mama, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica. Na unidade móvel de tomografia, estão disponíveis exames de tórax, abdômen, crânio e regiões torácicas e lombossacrais.
Ao aproximar esses serviços da comunidade, as carretas visam reduzir filas e melhorar a assistência em saúde para a população da zona norte de Manaus, proporcionando diagnósticos e cuidados preventivos que facilitam o acompanhamento médico.