Uma visita técnica foi realizada em novembro pelo Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, para mapear os novos estabelecimentos turísticos no município de Iranduba, localizado a 27 quilômetros de Manaus. A ação foi planejada para coletar dados e identificar os tipos de serviços turísticos oferecidos, com o intuito de traçar estratégias para desenvolver a atividade turística na região.
Conforme destacado pela diretora de turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, as melhorias implementadas pelo Governo na Rodovia Manoel Urbano (AM-070) aumentaram o fluxo de turistas nos ramais de Iranduba, facilitando a abertura de novos empreendimentos. Esses dados serão utilizados para planejar as ações de 2025, focadas na melhoria dos serviços, organização das atividades turísticas, criação de roteiros e promoção de alternativas de lazer seguras e de qualidade próximas a Manaus.
A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Iranduba, por meio das Secretarias de Indústria e Comércio e da Secretaria Executiva de Turismo. Segundo o secretário Emerson Carvalho, o apoio integrado entre os órgãos municipais e estaduais é essencial para catalogar, orientar e formalizar os estabelecimentos, consolidando Iranduba como destino turístico regional, nacional e internacional.
Entre os estabelecimentos visitados, esteve o café regional de Tokio de Oliveira, que aprovou a ação conjunta. Ele destacou que a visita contribui para aprimorar o atendimento e fortalecer o turismo, promovendo emprego e renda para o município.
Durante as visitas, foram fornecidas orientações sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, e a plataforma Amazonas To Go. Também foram divulgadas campanhas institucionais como Alô Turistas, contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e Nunca Toque. Observe.