Foi confirmada a produção de dois filmes de O Senhor dos Anéis, e novas informações sobre a trama foram fornecidas pela roteirista Phillipa Boyens. Foi revelado que a história será intensamente centrada em eventos que ocorrem após a festa de aniversário de Bilbo e antes das cenas nas Minas de Moria. Será destacado um momento específico dessa narrativa nunca antes contada, com a perspectiva sendo dada a partir de uma criatura fascinante.
The Hunt for Gollum foi anunciado em maio, e Andy Serkis foi confirmado para retornar ao papel-título e, além disso, será o responsável pela direção da produção. O longa, cuja estreia está prevista para 2026, não teve mais detalhes divulgados.
No ano passado, foi firmado um acordo entre a Warner Bros. e o Embracer Group, atual detentor dos direitos de O Senhor dos Anéis, para o desenvolvimento de novos filmes live-action, dos quais Gollum será o primeiro. Esse acordo permitirá a utilização de personagens centrais da saga, como Aragorn, Gandalf e Bilbo.
Nos últimos anos, os direitos para adaptações também foram vendidos para a Amazon, que investiu US$ 500 milhões na série Os Anéis de Poder, disponível no Prime Video. Desde o fim da trilogia O Hobbit, a Warner também está desenvolvendo o primeiro filme animado de O Senhor dos Anéis, chamado A Guerra dos Rohirrim, que será lançado em dezembro de 2024.