Neste sábado (19/10), será realizada a segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em todo o Brasil, com início às 13h30, no horário de Manaus. Mais de 22 mil estudantes da rede estadual do Amazonas foram qualificados para participar dessa etapa. As provas, organizadas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), são direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.
O raciocínio lógico-matemático será testado com seis questões discursivas, uma abordagem diferente da primeira fase, que contou com 20 questões objetivas. Em todo o estado do Amazonas, 328 escolas foram cedidas para a realização das provas, permitindo que todos os estudantes qualificados tenham um local de prova disponível. O local de aplicação pode ser consultado no site da Obmep.
Paulo Roberto dos Anjos, responsável pela Obmep no Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), destacou que todas as orientações foram repassadas às escolas participantes. A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) já organizou os aplicadores, e tudo foi preparado para o bom andamento da aplicação das provas. Os alunos são orientados a se concentrar totalmente na avaliação.
Será recomendado que os estudantes cheguem aos centros de prova com 30 minutos de antecedência, portando documento de identificação e materiais necessários, como caneta esferográfica preta ou azul. O tempo de prova será de três horas. Os resultados serão divulgados no site da Obmep, em 20 de dezembro, com a lista dos premiados.
No ciclo anterior, a rede estadual de ensino conquistou 54 medalhas, sendo cinco de ouro, 12 de prata e 37 de bronze. Além disso, 434 menções honrosas foram recebidas pelos alunos. Os medalhistas nacionais têm direito a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com bolsa de R$ 300 mensais, concedida pelo CNPq.