quinta-feira, dezembro 19, 2024
Webfuracão
Logo Webfuracão

Profissionais de Saúde no Amazonas Recebem Capacitação para Diagnóstico de Malária

Mais Lidas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), através do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), está promovendo um treinamento prático até esta sexta-feira (11/10), com o objetivo de atualizar o diagnóstico laboratorial de hemoparasitas, como os que causam a malária.

Essa capacitação, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reúne 80 profissionais farmacêuticos-bioquímicos, distribuídos em três turnos. A formação começou de forma virtual e avançou para a fase prática, que está sendo realizada nas instalações da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Conforme explica Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, o intuito da ação é reforçar as estratégias de vigilância e controle na saúde pública. “Estamos capacitando os profissionais para que eles possam oferecer um diagnóstico mais eficiente de doenças parasitárias, crucial para o tratamento eficaz e controle da malária”, afirmou.

Marco Aurélio Oliveira, diretor do Lacen-AM, destaca a importância de uniformizar os processos laboratoriais. “Ao padronizar os procedimentos, garantimos que o diagnóstico dos pacientes seja preciso e esteja em conformidade com as diretrizes exigidas”, explicou.

Essa iniciativa visa desenvolver as competências dos profissionais de saúde que atuam em unidades estaduais, como maternidades, policlínicas e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs). Entre as unidades participantes estão o SPA e a Policlínica Danilo Corrêa, em Manaus, além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e laboratórios particulares, como Laboratório Reunidos e Labsa Soluções em Diagnóstico.

Ruth Cruz, gerente de endemias do Lacen-AM, ressalta o valor da colaboração entre diferentes instituições. “Esse treinamento vai além da capacitação técnica, pois fortalece nossa habilidade em responder de forma integrada a doenças como malária, Filariose e Doença de Chagas, em parceria com outras entidades”, disse.

O treinamento aborda desde os fundamentos dos hemoparasitas até técnicas mais avançadas de diagnóstico. Entre os assuntos, destaca-se a importância da gota espessa, considerada o método mais confiável para identificar parasitas, como os do gênero Plasmodium, além de procedimentos de registro e monitoramento fundamentais para assegurar a qualidade dos diagnósticos.

A malária, que pode ser tratada eficazmente se identificada cedo, é o principal foco desta formação. O exame de gota espessa é uma prática de baixo custo e alta confiabilidade, amplamente utilizada em laboratórios públicos, privados e por ONGs nas áreas afetadas pela doença.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

- Gito Certificadora -spot_imgspot_img
- Furacão TV -spot_imgspot_img
Últimas Notícias

Mulher leva flores de enterro à casa de Lula e chama policial de ‘macaco’; veja o vídeo

Maria Cristina de Lurdes Rocha, de 77 anos, se dirigiu até a casa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),...
- Campanha -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- E&G Climatização -spot_imgspot_img