Uma missão humanitária foi enviada pelo governo brasileiro para combater incêndios florestais na região fronteiriça com a Bolívia, ameaçando também o Pantanal brasileiro. A ação está sendo coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em conjunto com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A missão é composta por 37 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de 25 membros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
O deslocamento do escalão avançado ocorreu no dia 5 de setembro, com destino à cidade de San Ignacio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz, Bolívia, onde um comando conjunto será estabelecido. Este comando funcionará em colaboração com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ambos sob a jurisdição do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Mapas satelitais serão analisados, e sobrevoos serão realizados para identificar e extinguir focos de incêndios localizados ao longo da fronteira dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Além de conter os incêndios no território boliviano, a missão também terá caráter preventivo, visando impedir que novos focos se propaguem para o Brasil. Até o momento, 112 incêndios foram registrados na área do Pantanal, sendo que 18 ainda permanecem ativos, 23 foram controlados, e 71 já foram extintos. A força-tarefa, liderada pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama/MMA, vem atuando desde junho nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Por Lauane Cristine / Com informações do Gov.com