A medalha de bronze foi conquistada pela paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado do Amazonas no halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A atleta foi apoiada pelo Governo do Amazonas, através do Bolsa Esporte Estadual e do programa Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024.
O resultado alcançado por Maria de Fátima confirma o compromisso do governo estadual com o incentivo ao esporte, desde a base nas comunidades até os atletas de alto rendimento. O governador Wilson Lima destacou que esse investimento tem como objetivo descobrir e desenvolver talentos que possam competir nas maiores competições do mundo.
A competição foi disputada na categoria feminina até 67kg, com a paratleta amazonense enfrentando outras 8 concorrentes de diferentes países. Na primeira tentativa, 126kg foram levantados por Maria, posicionando-a em 5º lugar, com o 1º lugar obtendo 134kg. Na segunda tentativa, o peso de 131kg foi levantado, fazendo com que Maria subisse para a 4ª posição, ficando atrás das atletas da China, Egito e Nigéria.
Na última repetição, Maria ergueu 133kg, ultrapassando a nigeriana e alcançando a 3ª posição, assegurando a medalha de bronze para o Brasil. A tentativa da paratleta nigeriana de superar o peso foi mal sucedida, garantindo a posição de Maria de Fátima no pódio.
O secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira, afirmou que o crescimento do esporte paralímpico no estado do Amazonas reflete o compromisso com o desenvolvimento de atletas de elite. A conquista de Maria de Fátima é vista como um exemplo de como investimentos estratégicos podem resultar em grandes realizações.
Com informações da assessoria