O senador Eduardo Braga conduziu, na noite desta sexta-feira (23/05), uma palestra sobre os impactos da Reforma Tributária para pequenos e médios negócios, direcionada a jovens empreendedores em Manaus. O evento foi promovido pela Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Amazonas (AJE-AM), com apoio da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), na sede da Fecomércio, bairro Adrianópolis.
Relator da Reforma Tributária, Eduardo Braga detalhou o processo legislativo que culminou na nova matriz tributária brasileira, abordando a PEC 45/2019 — que constitucionalizou a reforma —, o PLP 68/2024, e sua atual relatoria do PLP 108/2024, que regulamenta o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) aplicado em estados e municípios. O parlamentar destacou sua atuação na defesa das vantagens competitivas da Zona Franca de Manaus (ZFM) em todas as etapas.
A presidente da AJE-AM, Natasha Mayer, agradeceu a disponibilidade do senador para esclarecer o funcionamento do novo sistema tributário, baseado no IVA (Imposto sobre Valor Agregado), composto pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o IBS, que substituirão tributos como ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins.
“Essa reforma vai impactar todos os empresários. É fundamental compreender as mudanças e se preparar para operá-las”, reforçou Natasha.
Empresários presentes valorizaram o espaço para sanar dúvidas. Márcia Regina Arruda, do setor de comércio e serviços, elogiou o papel do senador na defesa dos incentivos da Zona Franca: “É reconfortante saber que temos representantes atentos aos nossos interesses.”
Tulyaneé Pinho, empreendedora na área de automação industrial, frisou a importância de acompanhar de perto a implementação: “A esperança é de que os impostos sejam mais justos. Agora, é aguardar para ver na prática.”
Em sua fala, Eduardo Braga destacou a relevância de dialogar com jovens empreendedores: “O futuro do nosso estado está nas mãos da juventude empreendedora e política. Encontros como este são vitais para a democracia e para fomentar prosperidade.”
O número de jovens empreendedores no Brasil aumentou 23% entre 2013 e 2023, conforme levantamento do Sebrae com base em dados do IBGE. No Amazonas, a AJE-AM considera jovem empreendedor quem tem até 40 anos.
Sobre a AJE-AM
A Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Amazonas é uma entidade sem fins lucrativos, que apoia, capacita e conecta empreendedores locais, promovendo inovação, responsabilidade socioambiental e o fortalecimento do empreendedorismo no estado.