segunda-feira, abril 7, 2025
Webfuracão
Logo Webfuracão

Alfabetização aquática inclusiva: Ufam abre inscrições

Mais Lidas
Gustavo Costa
Gustavo Costa
Jornalista e estagiário no Portal Furacão, sou um apaixonado por contar histórias. Explorador e admirador de música pop e da música brasileira. Amazonense que ama açaí sem açúcar com tapioca.

A Faculdade de Fisioterapia e Educação Física da Ufam (Feff/Ufam) promove o projeto Alfabetização Aquática no Amazonas (AFAM) para enfrentar um desafio crítico da realidade amazônica: milhares de crianças e adolescentes não dominam habilidades básicas de natação em meio a rios, igarapés e lagos. Com inscrições gratuitas abertas até 2 de maio, a iniciativa busca transformar esse cenário, adaptando técnicas de natação aos ecossistemas locais.

Entretanto, dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2010 e 2023, mais de 71 mil brasileiros perderam a vida por afogamento, com crianças e adolescentes entre as principais vítimas. No Amazonas, o Corpo de Bombeiros registra até 40 casos anuais, muitos em praias e cachoeiras. A professora Kelly de Jesus, coordenadora do AFAM, ressalta a urgência de programas: “A alfabetização aquática inclusiva em rios, igarapés e praias fluviais é vital para salvar vidas e reduzir estatísticas alarmantes”.

Leia mais: Ufam abre matrícula da 1ª chamada da lista de espera do PSC 2025

Foto: divulgação

Além disso, prevenir afogamentos, o projeto combate o sedentarismo juvenil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos jovens entre 5 e 17 anos não cumprem recomendações mínimas de atividade física. “A alfabetização aquática inclusiva pode ser uma aliada contra doenças crônicas, incentivando exercícios seguros em nossa biodiversidade”, explica Kelly.

Ademais, para participar, os candidatos precisam apresentar atestado médico de aptidão física, não ter transtornos psicológicos e obter autorização dos responsáveis. Inscrições devem ser feitas via e-mail [email protected].

Com metodologias adaptadas, o AFAM busca reeducar jovens para interagir com segurança em múltiplos ambientes aquáticos. “Queremos formar indivíduos competentes não só em piscinas, mas também em contextos reais da Amazônia”, reforça a coordenadora.

- Gito Certificadora -spot_imgspot_img
- Furacão TV -spot_imgspot_img
Últimas Notícias

Serviços gratuitos e atrações militares são oferecidos na Ação Cidadania Verde-Oliva em Manaus

No próximo domingo (13/04), a Orla da Ponta Negra, em Manaus, será palco da Ação Cidadania Verde-Oliva, promovida pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). O...
- Campanha -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- E&G Climatização -spot_imgspot_img